Saiba mais sobre a história da cidade Brumadinho

Saiba mais sobre a história da cidade Brumadinho


02/12/2015

Minas Gerais é um dos estados mais queridos para quem gosta de fazer turismo dentro do Brasil. Com suas inúmeras tradições, comida deliciosa e seu povo acolhedor, recebe bem o visitante que sempre volta para casa cheio de boas histórias para contar.

Dentro desse cenário, um dos municípios que está ganhando grande destaque e cada vez mais turistas é a cidade de Brumadinho. Antiga e charmosa, ela tem atrações únicas e permite que o viajante crie memórias inesquecíveis. Além disso, ela tem uma longa e interessante história que nos ajuda a entender um pouco do por que ela recebe tanta atenção.

Quer conhecer um pouco mais dela? Não deixe de conferir o post de hoje!

A origem do nome

Uma das primeiras coisas que as pessoas se perguntam quando pensam em conhecer o município de Brumadinho é na origem de seu curioso nome. Para explicar essa história, vale lembrar que o local onde hoje fica Brumadinho era apenas um distrito que se localizava próximo à antiga vila de Brumado Velho.

Ela, por sua vez, teria recebido essa denominação por conta dos bandeirantes que passaram por lá, que se encantaram com as brumas que corriam pela região montanhosa do lugar. Em 1938, finalmente, com a lei federal que reorganizou o quadro territorial da então República, foi instituído o decreto que criou o Município de Brumadinho.

Um pouco de Geografia

Brumadinho também é conhecida pela sua invejável Geografia. Cercada de montanhas e com uma brisa agradável que deu nome à cidade, é um local perfeito para quem quer passar férias tranquilas e sentir que o tempo parou numa época mais calma e mais agradável.

A culinária mineira marca presença forte na cidade, que é a quarta maior em extensão territorial do estado, com uma área de 642,03 km². A densidade populacional não é alta, especialmente devido à grande quantidade de chácaras e de fazendas.

Prédios e grandes condomínios, definitivamente, não farão parte da sua paisagem se você fizer uma visita por lá. A população, que hoje ultrapassa 35 mil habitantes, está pronta para recebê-lo de braços abertos!

Lugares famosos

Pontos turísticos não faltam na cidade de Brumadinho. Um deles, conhecido até fora do Brasil, é o museu Inhotim.

Com uma proposta única no Brasil, o local possui obras de alguns dos grandes artistas contemporâneos, dispostas em galerias que ficam dentro dos domínios da Mata Atlântica nativa. São cerca de 780 hectares, que incluem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, construções, lagos ornamentais e um jardim botânico.

A Igreja Matriz de Brumadinho é outra atração à parte. Bela e acolhedora, com estilo um pouco mais discreto que o das Igrejas tradicionais do interior mineiro, ela compensa em charme. É perfeita para as celebrações eucarísticas do local, permitindo ao turista comprovar a forte experiência de fé que este povo carrega nas veias.

Rota da Cachaça

A Rota da Cachaça também é um passeio imperdível. Ele apresenta ao visitante a interessante história da região e mostra como se produz, artesanalmente, a tão aclamada cachaça mineira.

Os guias passam informações sobre as estradas de ferro, o extrativismo mineral, as fazendas e os povoados da região. É uma mescla de sabores, de montanhas e de boa conversa, como manda a tradição do interior de Minas Gerais!

Isso é um pouco da história e das atrações desse incrível município do interior mineiro. Brumadinho pode oferecer momentos maravilhosos e surpreendentes, sem esquecer da hospitalidade, que marca tão fortemente o povo da cidade.

Estava pensando em viajar e não sabia para onde? Não tenha mais dúvidas: Brumadinho é o destino perfeito para você!

O que achou mais curioso sobre a história de Brumadinho? Conte para nós nos comentários!

Fonte: http://goo.gl/vdgOk1