Curiosidades mineiras

Curiosidades mineiras: 5 coisas que você não sabia sobre Minas Gerais


18/08/2015

Por Rodolfo Lacerda

Montanhas, cachoeiras, ar puro, cultura e história. Se você está cansado da rotina atribulada e precisa de uma pausa na correria, visitar as cidades históricas mineiras é como voltar no tempo. Tão grande quanto o seu próprio território — Minas Gerais é o quarto maior estado do Brasil e o que tem o maior número de municípios (853) — é a cultura e a diversidade de destinos turísticos.

Deseja conhecer 5 curiosidades mineiras que darão um encanto a mais ao seu tour pelo estado? Confira algumas coisas que você não sabia sobre Minas Gerais!

O maior museu a céu aberto do planeta

O tour pelo estado começa pela região metropolitana de Belo Horizonte. A capital mineira tem diversas opções de bares e de restaurantes.

É tão agitada como o Rio ou São Paulo. Porém, pertinho dali é possível tirar um tempo para contemplar a natureza e a arte.

Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo! Outras curiosidades sobre o lugar são que ele abriga um imenso jardim botânico, com mais de 4,5 mil espécies nativas, muitas delas exóticas.

Mais ainda: o espaço abriga obras de importantes artistas brasileiros e estrangeiros, como Amilcar de Castro, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Hélio Oiticica e Chris Burden. Esse é um programa para pelo menos dois dias inteiros, então aproveite se hospedar nos confortáveis hotéis e pousadas de Brumadinho, além de fazer umas comprinhas nas lojas, onde podem ser encontrados produtos dos artesãos locais, e para matar a fome com a típica comida mineira no rústico Rancho do Peixe Restaurante Fazenda.

Mapa que abriga uma cidade de mais de 300 anos

Algumas milhas além de Brumadinho, o turista se depara com a cultura mineira e suas variadas curiosidades ao visitar as cidades históricas. O passeio pode começar por Mariana, na região central do estado.

Aliás, a cidade tricentenária é a mais antiga do estado e a primeira capital de Minas! As ruas charmosas ainda guardam igrejas e casarões da época do ouro.

O primeiro município brasileiro a ser considerado patrimônio cultural

Pertinho de Mariana está a garbosa Ouro Preto. Conhecida pelo carnaval, pela “festa do 12” e pelos tapetes de serragem durante a Semana Santa. Ouro Preto foi o primeiro município brasileiro a ser considerado patrimônio cultural pela Unesco. Além das igrejas e dos símbolos do barroco, a cidade abriga 14 museus, inclusive o da Inconfidência, que guarda os restos mortais de vários conspiradores de um dos mais importantes movimentos separatistas do Brasil colônia!

A primeira estrada aberta pela Coroa Portuguesa

Se você prefere um encontro de corpo e alma com a natureza, uma boa pedida é conhecer a Serra do Cipó. O balneário abriga um parque nacional e diversas cachoeiras deslumbrantes.

O lugar tem muitas opções de hospedagem, de luxuosas pousadas a áreas de camping e está no meio da Estrada Real. O chamado “Caminho Velho” foi, simplesmente, a primeira estrada aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa, compreendida entre a região mineradora e o litoral do Rio de Janeiro, por onde o ouro era escoado. São 710 quilômetros que refazem o trajeto dos antigos colonos, passando por 19 cidades até chegar ao seu destino final, Paraty, no litoral fluminense.

Uma cidade calorosa construída em região vulcânica

Já no sul do estado, está localizada Poços de Caldas. Você sabia que essa cidade, uma das mais bonitas e bem-cuidadas de Minas Gerais, foi construída em uma região de origem vulcânica?

Havia uma lenda de que o município estaria sobre um vulcão, mas a teoria já foi abandonada. No entanto, o local já teve atividade vulcânica há uns 60 milhões de anos. Hoje em dia, não há mais perigo de erupções, mas as águas sulfurosas e termas, que tornaram Poços de Caldas tão famosa, são mais uma prova da origem da cidade. Seja qual for o destino da sua viagem, em qualquer município mineiro é possível aproveitar a gastronomia incomparável, a calma, a história e o ar que só se encontra em Minas Gerais.

Conhece mais dicas de cartões-postais mineiros que ninguém pode deixar de conhecer? Conte pra gente pelos comentários!