Museu Inhotim

5 razões para visitar o museu Inhotim em Brumadinho


09/10/2015

Por Rodolfo Lacerda

O Brasil possui um número grande de museus e é cada vez maior o interesse da população em conhecê-los. Eles ajudam a contar a nossa história, fazem a exposição de objetos interessantes e ressaltam o valor e a beleza da cultura humana.

No entanto, mesmo se você não é um grande fã de museus, existe um que você não pode deixar de visitar: o Inhotim. Ele possui um acervo incrível e características que o tornam único, tornando-se uma atração imperdível para quem está de passagem por Brumadinho.

Quer descobrir quais são as principais razões para você colocar essa visita em seu roteiro de viagem? Confira o nosso post a seguir!

Uma experiência sensorial

Muitos museus do planeta oferecem uma experiência sensorial única, mas poucos conseguem isso com tanta maestria como o museu Inhotim. Além das obras que você poderá observar e admirar, tudo está disposto de maneira diferente.

Para ir de uma atração à outra, você precisa percorrer uma espaço repleto de paisagismo e mata nativa. É como se fosse uma espécie de parque temático de arte contemporânea, com galerias de artistas alinhadas com a natureza.

Além disso, o Inhotim possui instalações chamadas de site-specific: o artista selecionado, escolhe um local a seu gosto e cria, não apenas a obra para aquele lugar, como interfere na concepção do edifício que abrigará a sua criação. Impressionante, não é verdade?

A beleza de Inhotim

Além de tudo, o museu Inhotim é lindo! Ele fica localizado dentro dos domínios da belíssima Mata Atlântica, numa área totalmente preservada, com enclaves de cerrado no alto das serras. Seus mais de 780 hectares incluem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e os locais de visitação incluem jardins, edificações, 5 lagos ornamentais e um jardim botânico, com plantas raras, nativas e exóticas.

Aclamado no mundo inteiro

O museu Inhotim vem ganhando espaço no coração dos brasileiros, mas o fato é que, até no exterior, o mundo já descobriu o seu valor. Ele foi eleito, pelo site TripAdvisor, como um dos 25 museus mais bem avaliados de todo o planeta pelos usuários.

O New York Times já fez uma reportagem, na qual citava o Inhotim como uma das poucas instituições que se dão ao luxo de ter milhares de acres e campos destinados exclusivamente à arte. Não deixe de aproveitar o privilégio de visitar algo tão aclamado e encantador perto de você!

Galerias incríveis

As galerias são um dos grandes motivos para você visitar o museu Inhotim. Seja as antigas (dos fuscas coloridos, azulejos portugueses ou o iglu com luz estroboscópica) ou as mais recentes (com as instalações site-specific), todas são incrivelmente originais e interessantes. Alguns dos artistas mais talentosos do Brasil e do Mundo já deixaram sua marca no local, agradando em cheio até quem não é tão chegado em arte.

Visitas orientadas

É perfeitamente possível conhecer o museu Inhotim sozinho, mas o fato é que as visitas orientadas são uma atração à parte. Elas enriquecem a experiência e ajudam a entender, não só a concepção das obras, como do próprio instituto em si.

É possível dar ênfase a um artista específico ou focar mais no paisagismo. Quem escolhe é você!

Essas são apenas algumas das razões para alguém conhecer o museu Inhotim. Com características únicas, ele merece sua visita e, definitivamente, vai proporcionar momentos incríveis, repletos de experiências agradáveis e inesquecíveis. Não perca essa oportunidade.

O que achou mais interessante sobre o museu Inhotim? Conte para nós nos comentários!